heldercorreia.pt

autodidata, programador e consultor

Adeus Wordpress

TL;DR: Finalmente migrei o meu site do Wordpress para o Pelican. Já está a correr há uma semana e é bem rápido!

Este site foi feito inicialmente em Joomla!. Quando voltei para S. Miguel e comecei a trabalhar com o Drupal, transformei o site num blog com Drupal 7 e nunca mais voltei para o Joomla!. Mas o meu site pessoal era apenas um blog e eu queria algo mais simples. Então mudei para o Wordpress.

Mas o Wordpress… :\

Tenho tido uma vida bastante ocupada e o blog foi tendo pouca atenção. No entanto, quando me lembrava de ir à administração, havia sempre um monte de updates para fazer. Dá para fazer muito com o Wordpress devido a plugins, mas todo o sistema parecia-me ainda demasiado complexo para o que queria. Ainda por cima, como programador, gosto de poder fazer as minhas próprias extensões que sirvam as minhas necessidades, e pensar até fazer isso no Wordpress dá-me arrepios. Não gosto nada da forma como está construído.

Certo dia um dos sites mais velhos que fiz para um cliente em Joomla! foi pirateado (a manutenção estava da responsabilidade do cliente). Se um site dinâmico não é atualizado, principalmente se houver dicas em que plataforma foi construído, podem ser exploradas falhas de segurança conhecidas, às quais o site não está protegido.

Há também a questão da performance. É preciso uma boa cache para não ser necessário estar a gerar a resposta dinâmicamente a partir da base de dados em todos os pedidos.

É por estes e outros motivos que surgiram os geradores de sites estáticos. Como editor, o site é dinâmico, mas na hora de publicar ele é compilado para estático e otimizado para o utilizador final.

O Octopress é bastante popular, mas foi desenvolvido em Ruby e eu queria algo numa linguagem que gostaria de usar caso quisesse extender. Encontrei o Pelican, copiei o tema do Octopress porque prefiro, e estou bastante satisfeito até agora.

Esta é uma instalação com Pelican 3.3 em Python 3.3.

Com o YSlow tenho um score de 98, que apenas não tem 100 porque por algum motivo o Google Analytics não está a enviar o ficheiro http://www.google-analytics.com/ga.js comprimido (gzip).

Resultado (98) do teste YSlow para sites pequenos ou blogs.

Resultado do teste YSlow para sites pequenos ou blogs (98 em 100).

Agora sim, é simples e potente o suficiente para mim, mas não é para todos.

Mais detalhes técnicos das mudanças nesta nova instalação no próximo post. :)

Comentários