heldercorreia.pt

autodidata, programador e consultor

Sobre mim

Foto de Helder Correia

Eu comecei a interessar-me por desenvolvimento web em 1999 (com 15 anos), altura em que fiz a minha primeira página em HTML. Iniciei-me na programação no 9º ano, com BASIC (pela calculadora TI-83) e C, por iniciativa própria. Uso PHP desde 2001. Ao longo dos anos fui aprendendo mais linguagens, mas foi com PHP que permaneci e ganhei experiência.

Em 2002 entrei no curso de Eng. Electrotécnica de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas decidi interromper os estudos devido a uma mudança de objetivos, e voltar para a minha terra natal onde vivo de momento (São Miguel, Açores). Iniciei cá outra licenciatura em Informática - Redes e Multimédia como trabalhador-estudante, que terminei em 2013. Alguns dos projectos que fiz durante o curso estão no Github, a maior parte em Java.

Actualmente prefiro programar em Python, mas continuo a trabalhar com PHP, especialmente na consultoria, manutenção de sistemas existentes, ou no uso do Drupal. Nunca sinto que estou confortável com o que sei. Sou muito autodidacta e estou sempre a aprender algo novo e a actualizar-me.

Gosto da programação pela capacidade que nos dá de fazer o computador ou a máquina trabalhar por nós, melhorando as nossas vidas. Penso que as tarefas repetitivas, monótonas e árduas devem ser feitas pelas máquinas sempre que possível, para nos libertar o tempo e a energia para fazer aquilo que realmente nos interessa e é importante.

Tenho uma paixão por progresso, paradigmas e evolução, e sonho num futuro como visualizado por Jacque Fresco no Projecto Vénus. Interesso-me pelo gigantesco (Astronomia), pelo minúsculo (Física Quântica), e tenho uma fascinação pelo estudo da consciência (ciências noéticas).